Água Desmineralizada
Para que serve?
Usada no radiador dos automóveis. A água desmineralizada protege os componentes metálicos de corrosão e evita a formação de incrustações, que podem causar entupimentos e, consequentemente, superaquecimento do motor.
O que é?
A água desmineralizada ou deionizada é aquela que possui todos seus sais minerais removidos. Para que isso aconteça, ela passa por um processo específico de remoção de íons, metais e minerais.
Por que a água recebe esse nome?
Como a desmineralização da água se resume a sua purificação e remoção de sais minerais, o produto final recebe este nome. Além disso, a desmineralização da água também consiste na remoção dos íons presentes, portanto o processo também é conhecido como deionização.
Dicas:
A recomendação é jamais completar o reservatório com água da torneira, o que é prejudicial, colocando o motor em risco. Isso ocorre porque a água pode conter sais minerais como cloro, flúor e cálcio, que se acumulam em certas regiões do motor, acelerando o processo de oxidação e desgaste de partes metálicas e mangueiras. O cloro, aliás, pode reagir com o alumínio das peças. Outro problema em adicionar apenas água é a perda de eficiência da mistura, que poderá evaporar causando rápida queda de nível, além de perder as características de proteção do motor e das borrachas. O uso da água desmineralizada não substitui a necessidade do aditivo. Afinal, este, não resolve eventuais problemas de impurezas na água. Pois, as finalidades desse aditivo são: primeiro, aumentar o ponto de ebulição da água para tornar mais difícil dela ferver, no caso de algum problema de aquecimento do motor.