1 – Evite deixar o carro engrenado enquanto estiver parado. Ao parar no sinal de trânsito ou em grandes engarrafamentos deixe o carro em ponto morto, sem apertar o pedal da embreagem. Manter o pé na embreagem com o carro engatado e funcionando força o sistema desnecessariamente.
2 – A maneira de conduzir afeta diretamente na durabilidade da embreagem. Por isso, nunca descanse o pé no pedal da embreagem. Pessoas que têm o costume de segurar o carro em local com o plano inclinado, em uma rampa, por exemplo, com o pedal. Utilize o freio de mão para exercer esta função. Essa prática afasta o platô do disco e causa o lixamento do disco.
3- Os momentos de mudança de marcha podem ser decisivos para aumentar a vida útil da embreagem. Ao reduzir ou aumentar a velocidade, troque de marcha gradativamente, sempre em ordem e de acordo com as rotações do motor. Isso fará com que as peças da embreagem trabalhem de forma suave, sem trancos.
4- É importante acertar a sincronia entre soltar a embreagem e acelerar o carro para arrancar. Se você acelera demais e solta pouco a embreagem, acontece a chamada “queimada”, fazendo com que o carro não desenvolva e aumente o consumo de combustível.
5- Mesmo com os cuidados para aumentar a vida útil da embreagem, é sempre importante seguir as recomendações do manual do proprietário no que diz respeito às inspeções do sistema e às eventuais trocas de componentes.