Manutenção preventiva de freio
Em um veículo pesado, a manutenção de um item de segurança ativa ganha importância ainda maior justamente pelas dimensões que uma falha pode tomar. E o sistema de freio é o elemento principal de salvaguarda em um veículo de qualquer tamanho. Manter o conjunto em boas condições é garantia de tranquilidade para rodar os milhares de kilômetros, que semanal ou mensalmente um veículo de carga percorre. Isso inclui o ajuste periódico das lonas de freio e, quando necessário, sua substituição.
“A vida útil da lona de freio em um caminhão está diretamente ligada ao trecho que o veículo percorre e ao volume de carga que carrega”, declara o consultor técnico da Duroline. “O maior inimigo da lona de freio é o calor. Se o caminhão for utilizado em serra, naturalmente o freio vai produzir mais calor do que se conduzido em trechos planos”, explica. Outras situações que sobrecarregam e causam o desgaste prematuro das lonas em qualquer veículo pesado são a condução agressiva, excesso de carga e não usar o freio motor em declives ou paradas.
No caso de cavalos mecânicos e implementos rodoviários, outro fator de desgaste é o uso incorreto e abusivo do freio da carreta através do “manete”, o que força o sistema de freio do implemento e, em casos mais avançados, pode causar o temido efeito “L” e a chance de um acidente grave é grande. Por isso, a recomendação da Duroline é que o freio seja verificado a cada 5 mil Km, independentemente do trecho que o veículo esteja percorrendo, para garantir que o sistema atue com segurança.
O consultor técnico da Duroline atenta também para outra prática muito perigosa vista no mercado, que é a manutenção do freio em apenas um lado do implemento. “A manutenção de freios sempre deve ser feita por eixo, e nunca por lado do implemento. Caso a revisão ou o ajuste seja feito apenas de um dos lados, o freio ficará descompensado, o que acarretará problemas de estabilidade do veículo e de superaquecimento do freio já reparado”.